Denise

Placebo = Remédio ???

Imagem: www.duplipensar.net

O que é placebo? Segundo o dicionário Houaiss, é uma “preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações de natureza psicológica”. O paciente, sem saber disso, acredita estar recebendo um remédio verdadeiro.

Mas se o placebo é inerte, porque alguns pacientes melhoram apenas com esse tratamento? Acredita-se que o efeito psicológico tem uma base biológica, através da liberação de endorfinas durante o tratamento com placebo.

Um artigo de T Wager et al., publicado na PNAS este ano, avaliou o efeito do placebo no cérebro de voluntários que acreditaram estar recebendo um analgésico. Após ingerir o comprimido, as mãos desses pacientes eram colocadas sobre uma superfície quente, produzindo dor. Durante o experimento, os voluntários faziam tomografias com um aparelho de emissão de pósitrons, conhecido como PET, usando um marcador para a localização das encefalinas. Então, os cientistas conseguiram detectar as áreas ativadas e inativadas durante o estudo.

Os pesquisadores constataram que nos voluntários que receberam placebo, uma série de zonas ligadas à percepção da dor foram ativadas. Ou seja: a expectativa do controle da dor libera uma quantidade de endorfinas, e como estas tem um poder analgésico importante, a pessoa sofre menos.

Wager TD et al. Placebo effects on human m-opioid activity during pain. PNAS 104(26) 11056-11061 (2007).

One Response to “Placebo = Remédio ???”

  1. Aidenon 11 Apr 2008 at 5:29 am

    Yeah!! (Wrings hands)! Nice blog you have here. I’ve enjoyed much reading your last posts. Keep it that way.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply