Denise

Biocombustível de Alga ?!

Fonte: http://www.ib.usp.br/ecosteiros/

Na Revista SuperInteressante de Setembro saiu uma reportagem muito interessante. Segundo o jornalista Reinaldo Lopes, no futuro algas microscópicas podem virar o biocombustível número 1 do mundo, isso se alguns problemas técnicos forem resolvidos.
Uma série de empresas americanas, como a Solix Biofuels e a Solazyme, estão apostando na idéia. Algumas espécies de algas verdes são até 100 vezes mais produtivas que a soja. Elas crescem facilmente, pois precisam apenas de água, luz e gás carbônico. Além disso, precisam de uma pequena área para crescimento, o que é uma vantagem, frente às vastas lavouras de soja que hoje impulsionam o desmatamento da Floresta Amazônica.
O óleo produzido por elas pode ser transformado em biodiesel, capaz de mover todo
tipo de veículo, além de servir como combustível para aquecimento central de residências.

Mas ainda temos problemas a serem resolvidos: é preciso achar o jeito certo de controlar o crescimento das algas - se for muito rápido, umas acabam tapando a luz das outras e o processo pára. Além disso, ainda é difícil extrar o óleo das algas - é preciso usar métodos químicos. E aí entra a viabilidade financeira: se esse processo for muito caro, o combustível também vai ser.

Ah! Só pra completar: A Superinteressante é uma das primeiras revistas a liberar seu arquivo completo on-line, e por isso, meus parabéns!

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply