Denise

Colesterol

 

Fonte: www.novartis.com.br

 

Pra quem detesta agulha, essa é uma excelente notícia! 

Um novo método para medida do colesterol foi testado pelo grupo de D. Sprecher, da Cleveland Clinic. A técnica consite em aplicar o teste na pele do paciente, ao invés de usar o sangue. A pele da palma da mão do paciente é raspada levemente, recebe um corante e a mudança de cor é medida por um aparelhinho portátil. Quanto mais escura a cor, maior o risco de doenças coronárias. A técnica se baseia no fato de que as células da pele retêm informações das concentrações de colesterol durante algum tempo, permitindo uma avaliação da evolução do colesterol cumulativa nos últimos dias.

O controle do colesterol é necessário para diminuir os riscos de problemas cardiovasculares, como angina, infarto ou derrame. Quando a quantidade de colesterol é alta, ele costuma depositar-se em forma de placas de gordura nas paredes interiores das artérias, num processo conhecido como aterosclerose - um fator que pode levar ao infarto.

Para ajudar no controle do colesterol, você deve praticar uma atividade física, combater a obesidade e ter uma dieta pobre em gorduras saturadas. Além disso, você pode incluir no cardápio alimentos que são considerados armas naturais contra o bloqueio das artérias: alcachofra, alho, aveia, uva, vinho tinto (mas só uma taça por dia!), canela, soja e salmão.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply