Denise

Mudanças Climáticas no Brasil

Volta pelo Clima no Rio de Janeiro

Foto:© Greenpeace / Gilvan Barreto 

Não é estranho, estarmos em pleno inverno usando camiseta e com um sol de rachar? É inverno ou verão? E tem gente achando o máximo, porque nem curte um friozinho … Mas não se engane: esse é um dos efeitos do Aquecimento Global.

As mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento do planeta causaram danos em várias regiões do Brasil e podem atingir níveis catastróficos, segundo o Greenpeace. Numa tentativa de conscientização da população sobre as conseqüências de mudança climática, a ONG lançou a campanha “Mudanças do clima, mudanças de vidas“, com a finalidade de informar sobre a necessidade de preservar o planeta. Muito leve e divertida, tem dicas do que fazer na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, além de um blog divertido e bem escrito.

A campanha inclui também um filme de 50 minutos e um relatório com testemunhos de pessoas atingidas pelas mudanças climáticas em diferentes partes do Brasil, assim como opiniões de cientistas sobre os prejuízos ambientais, econômicos e os problemas de saúde provocados pela destruição das áreas verdes.

Entre as conseqüências mais visíveis da mudança de clima apontadas pelo Greenpeace estão a seca dos rios Iguaçu e Paraná, que em Julho do ano passado reduziu o volume de água das Cataratas do Iguaçu a apenas 10% da quantidade normal. A grave seca que atingiu a região amazônica em 2005, localidade que tem 20% das reservas de água doce do planeta, e os incomuns tornados que em 2005 causaram grandes danos em Santa Catarina também são conseqüências dessas mudanças. Segundo a ONG, as secas também destruíram colheitas em diferentes partes do país e arruinaram milhares de agricultores.
O Greenpeace também apresenta as ações que Governos, indústrias e cidadãos podem fazer para evitar que as mudanças climáticas se transformem em uma catástrofe ambiental.

Para divulgar a campanha, a organização tem feito anúncios nas rádios e em sites de movimento, e convidado internautas para serem ciberativistas. Além disso, uma Volta pelo Clima no Parque do Ibirapuera (25 de Junho) e uma em Ipanema (02 de Julho) foram bastante movimentadas.

Acesse o site e mude o clima você também!

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply