Denise

Dia de Vacinação!

Cartaz do MS

 Hoje é dia de vacina contra a poliomielite, para todas as crianças com até 5 anos de idade. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças em 80% dos municípios do País. Para isso, foram montados postos de vacinação nos locais mais diversos: até os shoppings centers e igrejas entraram na roda. Mas isso depende também da conscientização dos pais.

A vacina é importante para evitar que o seu filho tenha paralisia infantil, doença causada pelo poliovírus e transmitida pela água e alimentos contaminados e em lugares onde as condições de higiente e sanitárias são inadequadas. São apenas duas gotinhas: não dói nada, não paga nada. As crianças também receberão doses em atraso na caderneta de vacinação, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite) e a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

O último caso de poliomielite registrado no Brasil ocorreu em 1989, mas isso não significa que o poliovírus não está por aí… Esse dado só existe porque as campanhas de vacinação têm sido muito eficientes.

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply