Denise

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Fonte: brasilcultura.com.br

  

Hoje, 5 de Junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com as informações alarmantes dos últimos tempos, a preservação da natureza passou a ser uma preocupação de todos, não apenas dos ambientalistas. Os problemas que hoje já atingem o nosso planeta, como a poluição das águas, a falta de verde nas cidades, o problema do lixo e o aquecimento global, são causados pela atividade humana.
Uma pesquisa da Universidade de Oxford aponta os brasileiros como o terceiro povo cuja preocupação com as mudanças climáticas mais aumentou, passando de 7% no passado para 24% hoje. Também, nós sentimos na pele o efeito do aquecimento global no último verão!
Mas infelizmente ainda nos deparamos com pessoas que, no dia-a-dia, têm hábitos que prejudicam o ambiente, como por exemplo o desperdício de água e energia, ou jogar papel no chão (isso em São Paulo é mais comum que jogar o lixo no lixo!).
O Brasil precisa caminhar muuuito ainda para ser um país que não só tem preocupação com o meio ambiente, mas que faz alguma coisa para protegê-lo. Temos que sair do blá-blá-blá e partir para a ação!

Você pode mudar pequenos hábitos e se tornar ecologicamente correto:

1) Evite o desperdício de água: feche bem as torneiras depois de usá-las, conserte os vazamentos, não abra a torneira no máximo para lavar os pratos, não lave a calçada com a mangueira (se você mora em prédio, oriente o seu zelador). Algumas pessoas possuem cisternas, que armazenam a água da chuva, e usam essa água para lavar a casa. Não é inteligente?

2) Evite o desperdício de energia: Apague as luzes ao sair, não ligue a tevê, o som e o computador ao mesmo tempo (você não está prestando atenção em tudo, não é mesmo?), desligue os aparelhos eletrônicos depois de usá-los.

3) Incentive a reciclagem de material! Hoje em dia muitos prédios têm esse sistema, e o rendimento é muito bom… dá pra abater no condomínio. Se você mora em casa, separe o lixo e leve num supermercado que faça a coleta seletiva, ou entregue para um carroceiro.

4) Ande menos de carro e mais de bicicleta!

5) Plante uma árvore. Se não der, tenha uns vasinhos com flores em casa. Além de tornar o ambiente mais alegre e bonito, o ar agradece sua iniciativa.

6) NUNCA JOGUE LIXO NO CHÃO! Além de emporcalhar a cidade, aquele papelzinho de bala vai encontrar outros, entupir um bueiro e quando chover… enchente! Não custa nada carregar um pouquinho até achar uma lixeira…

One Response to “Dia Mundial do Meio Ambiente”

  1. Colette BOULAYon 29 Feb 2008 at 12:11 pm

    Ex.mos Senhores,

    O CRDP (Centro Regional de Documentação Pedagógica - França), editor do Ministério da Educação Nacional, anda a elaborar, em colaboração com professores e inspectores, um documento pedagógico destinado ao estudo do português em todas as classes dos colégios (livro – tiragem : 3000 exemplares – preço de venda : 20 a 25 €).

    Os autores desejam fazer figurar no livro uma reprodução este image :
    http://www.bioconsciencia.com.br/wordpress/?p=13

    Solicitamos então de V.as Ex.as a autorização de reproduzir este documento no livro e agradecemos a comunicação, pelos seus serviços, o ficheiro numérico correspondente.

    Aguardando resposta, subscrevemo-nos com muita estima.
    Colette Boulay
    Pelo serviço edição

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply