Denise

Bactérias da Mata Atlântica

 

Foto: http://www.sosmatatlantica.org.br/

Cientistas brasileiros e americanos estimam que a Mata Atlântica pode conter até 13 milhões de espécies de bactérias que ainda não foram identificadas. Você pode ler esse trabalho aqui. E daí? Daí que além dessas bactérias serem importantes para a manutenção do equilíbrio do ecossistema, elas podem também ser fonte de compostos úteis e ainda desconhecidos para a indústria farmacêutica e a agricultura.
O estudo da filosfera, que corresponde à superfície das folhas, ainda é pouco explorado pela ciência, mas sabe-se que várias espécies de animais, como bactérias e invertebrados, vivem por ali. Para este trabalho foram coletadas mais ou menos 30 folhas de diferentes espécies de árvores da floresta. No laboratório, elas foram processadas e lavadas com uma solução para a remoção dos micróbios da sua superfície, e seus DNA foram analisados. Os pequisadores queriam avaliar o quão semelhantes são, entre si, as comunidades habitantes da filosfera de diferentes espécies de árvores. Durante as pesquisas, os pesquisadores encontraram uma incrível diversidade de microrganismos vivendo na superfície das folhas dessas árvores.
O resultado foi interessante. Árvores de uma mesma espécie apresentam uma variação nas comunidades bacterianas vivendo em suas folhas, mas a variação encontrada entre árvores de diferentes espécies foi muito maior. Eles estimam que cada árvore pode apresentar entre 95 e 671 espécies diferentes. Se o valor for extrapolado de modo a incluir todas as espécies da Mata Atlântica, o total de espécies de bactérias pode alcançar o incrível número de 13 milhões. Agora é preciso identificar as bactérias e estudar qual o papel delas nesse ecossistema.

 

Bacterial Diversity in Tree Canopies of the Atlantic Forest
M. R. Lambais, D. E. Crowley, J. C. Cury, R. C. Büll, and R. R. Rodrigues
Science 30 June 2006: 1917.
The leaves of Brazilian coastal forest trees can harbor hundreds of bacterial species, most of them newly described, with a different subset on each species of tree.

3 Responses to “Bactérias da Mata Atlântica”

  1. sprinton 04 Jul 2007 at 11:59 am

    Hello good design. Very nice. Goodbay.

  2. eslokomotivedbon 09 Aug 2007 at 11:05 am

    I like it!

  3. lokomotiveon 14 Aug 2007 at 12:13 pm

    hello! nice site, I like it!

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply