Archive for the 'Dica de Livro!' Category

Denise

Dica de Livro!

Capa do Livro

 

Olá amigos!

Costumam dizer que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval … não sei se isso é verdade, mas no caso desse blog parece que sim! Estive um pouco ocupada em Janeiro e não consegui atualizar nada … me desculpem! Mas agora estou voltando com força total.

Começando com a dica de um livro muito legal: Os humanos antes da humanidade. Neste livro, Robert Foley convida a uma viagem no tempo para identificar o longo percurso da humanidade até o Homo sapiens. O objetivo é estudar a evolução humana, mostrando a complexidade de ocorrências e explicando alguns princípios de evolução. Questões derivadas das teorias de Darwin e da ecologia que embasa a evolução são abordadas. O livro apresenta dez capítulos e um apêndice, no qual se define quem é quem entre os humanos anteriores à humanidade, além de um guia para os nomes de hominídeos.

Robert Foley é diretor do Centro de Estudos da Evolução Humana e professor do King´s College, Cambridge, Inglaterra. Também escreveu “Apenas Mais Uma Espécie Única - Padrões da Ecologia Evolutiva Humana”.

Denise

Dica de Livro

Capa do Livro - www.artmed.com.br

O avanço da medicina e da genética podem trazer melhorias para o tratamento das doenças mentais. Ainda estigmatizadas e muitas vezes incompreendidas, essas doenças ainda não tem uma pílula mágica que traga a cura.

Neste livro, Nancy Andreasen explica que o objetivo é sermos capazes de combater a esquizofrenia ou a demência de forma tão eficaz quanto combatemos doenças infecciosas. É a descoberta do “Admirável Mundo Novo”, no qual a doença mental se torne pouco freqüente e seja tratada com facilidade. A autora discute as doenças mentais desde os aspectos econômicos e sociais, ao funcionamento dos genes e do DNA. O livro é recheado de relatos de pacientes que possuem essas doenças, além de detalhes técnicos sobre neurociência e genética molecular. Nos capítulos, debate quatro doenças principais: esquizofrenia, demências, transtornos do humor e transtornos de ansiedade, abordando as causas, o que acontece com o paciente e como são tratados esses transtornos.

O livro oferece o estado-da-arte da ciência nessa área, mostrando o que já dominamos a respeito da neurociência e do genoma, e como essas ciências estão sendo utilizadas no estudo das doenças mentais.

Denise

Dica de Livro!

Células-tronco: a nova fronteira da medicina

O livro, organizado por dois professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e escrito por 27 especialistas (a maioria da USP), é muito didático e abrangente: vai desde a formação das células-tronco e sua diferenciação em outros tipos de células até como podem ser identificadas e utilizadas.

Fica claro após a leitura que, apesar dos usos promissores no tratamento de diabetes, doenças cardíacas e do sistema nervoso central, por enquanto a única aplicação segura é o transplante de células-tronco hematopoéticas, utilizadas há muitos anos nos transplantes de medula óssea. Porém, hoje já existem inúmeras pesquisas para que no futuro o uso dessas células possa se difundir e se tornar segura em outros casos. Vejam: não estou aqui falando de clonagem, muito pelo contrário. Estou falando do uso de células-tronco para curar doenças.

Destaque para o capítulo final, sobre Bioética, fundamental quando tocamos no assunto!

Denise

Dica de Livro!

 

  

Um livro muito legal para biólogos é o Métodos de coleta, análises físico-químicas e ensaios biológicos e ecotoxicológicos de sedimentos de água doce, escrito por Antônio Mozeto (UFSCar), Wilson Jardim (Unicamp) e Gisela Umbuzeiro (Cetesb). Durante quatro anos foram coletadas amostras de sedimentos de todo o rio Tietê, desde Salesópolis até o Rio Paraná. As análises físico-química e biológica dos metais e compostos orgânicos dessas amostras deu origem a um sistema de avaliação de qualidade de sedimentos e estabeleceu valores que devem servir de padrão para os órgãos ambientais brasileiros. Muito legal, vale a pena!

Templatesbrowser.com